Para donos de empresas, tanto de fabricação quanto de compra e venda de mercadorias, abordo aqui um instrumento muito importante para a fixação de preços de venda das mercadorias: O Custo Padrão
O Custo Padrão se divide em 3 categorias: Estimado, Ideal e Corrente.
Custo Estimado: é aquele obtido por projeções de dados com base em estatísticas, ou seja, é o custo adquirido com base nos resultados financeiros previstos (orçado) que ainda não ocorreram.
Custo Ideal: é o custos obtido com maior rigor cientifico considerando condições ideais da empresa, ou seja, é o custo obtido se a empresa trabalhasse sem perdas e com o máximo do seu potencial, é um custo muito falho por assim dizer pois se baseia em condições irreais de perfeição na fabrica, excluindo perdas e danos comuns de cada período.
Custo Corrente: é o meio termo entre o custo real e o estimado, se aproximando mais da realidade pois mostra projeções futuras mas também se mantém a par das perdas da empresas dando assim uma visão mais realista.
o Custo Padrão é um modo orçar os custos da produção e assim estipular preços e maneiras de custeia-los.
Quando obtém-se um Custo Padrão maior que o Custo Real (que é o custo realmente ocorrido) significa que as previsões foram favoráveis às empresa, dando assim, uma situação positiva.
E assim chegamos ao fim de mais uma post sobre contabilidade, alguma dúvida pergunte nos comentários que responderei com toda satisfação.
Fist
ResponderExcluir