Para os donos de empresas de caráter comercial, quanto de serviços e fábricas onde predomina a venda ou fabricação de mais de uma mercadoria ou serviço existe uma importante pergunta: Qual dos produtos me dá mais lucro?
Essa importantíssima pergunta é facilmente respondida quando apurada a Margem de Contribuição do Produto, essa margem, quando posta em forma de índice, mostra o quanto cada produto ou serviço contribui com o Lucro da empresa, essa margem é muito utilizada pois o empresário ou gestor com tal informação pode apurar qual o produto dará mais lucro em cada exercício.
Para se calcular a Margem de Contribuição Total usa-se a fórmula: Receita Total - Gastos e Custos Variáveis = Margem de Contribuição. Com esse calculo vai saber, em um escopo abrangente, qual a contribuição total dos produtos na geração do lucro de forma global.
Existe também a Margem de Contribuição Unitária que é representada pela fórmula: Receita Unitária (divide-se a receita total pela quantidade de produtos vendidos) - Custos e Despesas variáveis unitárias (para obte-la deve-se usar algum método de apropriação de custos) = Margem de contribuição Unitária. Essa margem mostra quanto cada produto participa do lucro de forma unitária.
A margem de Contribuição também é muito usada para obter a taxa de retorno (que é o quanto de retorno está tendo com cada produto) que é calculada por: Taxa de retorno = Margem de contribuição / Investimento no produto.
Com isso termina mais um Falando de Contabilidade, espero que tenha sido informativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário